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Viver com sentido

Existe mais para além do que nos contam..!

Viver com sentido

Existe mais para além do que nos contam..!

Dicas para descomplicar o modo como vemos a alimentação

       

 

        As dicas que vou dar vão parecer a coisa mais banal de sempre, e são. O que dá importância às coisas é o modo como decidimos encarar as situações. Só depende de TI. Para quê complicar ainda mais quando para nós já é complicado? Por vezes, o único truque é aprendermos a trabalhar de forma inteligente.

         Algumas dicas servem para o momento em que estejas perante alguma coisa que seja um “trigger” e que possa despoletar sensação de descontrolo. Já outras, é mesmo para ires dando pequenos passos na tua Caminhada. A Caminhada não se faz através do “damage controle” mas sim por ires perdendo certos hábitos e zonas-seguras que até então apenas te ajudam a seres “Assim-Assim”, não o Melhor que podes ser. Trabalha EM ti e PARA ti Resultado de imagem para emoji feliz           

Tomar consciência do que te causa compulsões

      Para mim, é a regra de ouro. Para fortaleceres as tuas fraquezas, tens que as conhecer! Quando estiveres perante o teu ponto fraco diz para ti “Não vou deixar que me controle”. Parece estúpido? Resulta.

 

Nem sempre, nem nunca. Nem tudo, nem nada

       A segunda regra de ouro. Sem extremismos. Não comeres sempre mas também nunca evitares. Não comeres tudo (ou tudo de uma só vez) nem comeres nada. Se te fores permitindo pequenos momentos de satisfação espontânea (se for planeado acaba por não ter mesmo efeito) com o tempo, provaste a ti própria que realmente não teve qualquer impacto e não te fez mal nenhum. Esqueçam essa história de “ai agora só para o mês que vem!” 

 

Pensa antes de agir

          Ok, já comes uma boa dose satisfatória mas queres mais. Muito mais. Sentes uma gula insaciável. O truque aqui é voltar a falar contigo e perguntar a ti própria: “O mundo vai acabar por não comer tudo hoje?” – Não, podes comer noutro dia, não precisas de te descontrolar (é efeito da vossa restrição!). Então não, não comes até ficares mal disposta. Comes um pouco Hoje e outro tanto Amanhã e depois quando te apetecer.

 

Aprende a dizer "Não"

        Algo muito importante e requer muito trabalho da nossa parte. Dizer que não quando queres algo é dificil, dizer não quando não queres é também dificil. Implica que estejas a "bater-o-pé" por aquilo que queres (standing for yourself and your opinion) mas também implica que saibas o teu VALOR. Vejam por perspetivas:

- Sentes-te muito cansada, sabes que beneficiavas em retirar o dia para recuperar fisicamente (ou psicologicamente) mas é dia de treino e tu até gostas de treinar. Dizer que "não" custa-te porque acreditas que é um treino que vai ter impacto. Lá no fundo (não muito no fundo, na verdade), só demonstra o que pensas sobre ti - não estás segura sobre o que tu és. Ninguém está a apontar se vais ou não treinar! É o treino que te dignifica? 

- Aprende a dizer "não" em situações que requeiram comida - sejam para "mais" ou para "menos". Numa situação em que te apetece descontrolar (pelas razões já referidas várias vezes), precisas mesmo de o fazer? Não. Precisas mesmo de comer mais uma fatia de bolo, mais uma pratada de sushi ou precisas mesmo mesmo de terminar a pizza, mesmo quando já estás cheia? Não. Não tens que provar nada a ninguém a não ser a ti e dizer que não é algo dificil. E não é porque engorda. Da mesma forma, este exemplo serve para quando estiveres perante uma oportunidade em que até podes comer "menos" - "Vou só comer este prato cheio de verdes". Precisas de o fazer? Não. Não podes disfrutar de algo mais? Precisas de ser tão dura contigo mesma? Não.

          Há uma diferença entre ser disciplinada e saber o nosso valor.

 

Comer com colher pequena

      Truque da velha guarda. Eu adoro comer nutella do pote e faço-o com uma colher pequena, não para comer menos mas porque sinto que dura mais e eventualmente até acabo por ficar satisfeita com menos quantidade.

 

Deixar saborear

      A verdade é que o que é bom acaba depressa e se vão comer algo que adoram mas que vos pode causar alguma sensação de culpa ou despoletar alguma compulsão, tentem utilizar este truque! Dou de novo o meu exemplo da nutella.. Pequenas mas várias colheradas e vou saboreando. O mesmo quando comer a minha fatia de bolo preferida – Já o meu namorado acabou e eu ainda tenho ¾ da fatia ehehe sorry Hugo! - Eventualmente, acabo por me sentir saciada e sem vontade de atacar o pote e o que se podia tornar num episódio de compulsão é apenas um momento de satisfação.

 

Partilhar as sobremesas

       Apetece-te alguma coisa para matares o “bichinho”? Porque não uma miniatura da tua pastelaria favorita a acompanhar uma sandes? Ou então porque não partilhar uma fatia do bolo com o teu namorado, com a tua mãe/amiga ? Certifica-te apenas que ficas com a maior parte ehehe

 

A saga dos pratos de sobremesa

        Os olhos também comem e enganá-los é arte. Vejo que muita gente utiliza pratos de sobremesa para refeições normais... Ora, por onde começar..? Pratos de sobremesa servem para isso mesmo, para as sobremesas e são mais pequenos por alguma razão. Ao utilizarem constantemente pratos de sobremesa para refeições (uma forma de se enganarem) acontece duas coisas:

  1. Começam a perder a noção do que são quantidades equilibradas porque estão a comer de um prato de sobremesa... Ninguém, mesmo em processo de perda de gordura, deve fazer uma refeição principal de um prato de sobremesa.
  2. Por alguma razão, quando comem fora de casa, não comem num prato de sobremesa e é porque sabem que não é “normal”. Estarem habituados a comerem num prato mais pequeno só vos cria MEDO quando utilizam um prato normal porque deixaram de ter noção do que é equilibrado e vão achar que estão a comer a mais – o mais provável é não estarem.

             Por outro lado, também gostava de chamar à atenção de que a utilização de pratos de sobremesa cria a ilusão de se estar a comer muito portanto, cuidado com o que vêem pelos instagrams.

 

(Não) encher o prato com vegetais

     Legumes e vegetais... Já estamos fartas de saber que é bom e saudável blablabla tudo bem, simplesmente não façam disso a maioria da vossa alimentação. Não se encham de folhas e folhinhas para não comerem outro tipos de hidratos e muito menos para depois poderem comer mais sobremesa. Dieta flexível? Deixarem de comer uma refeição que é equilibrada para depois comerem um doce..? É aqui que dieta flexível demonstra toda a sua fragilidade e vocês próprias sabem e admitem – acabam por ser tudo menos flexível. Portanto, querem comer uma sobremesa, um gelado ou seja o que for? Comam, simplesmente não cortem no que é (devia) ser uma refeição completa e equilibrada. Alias, se o fizessem, o mais provável é não terem tanta necessidade de atacar doces/bolos e chocolates.

 

      Por último e repetindo-me, não eliminem hidratos complexos que são fundamentais, mesmo que a vossa "diva do fitness" diga que não são necessários... é mentira. São importantes, apenas necessitam de um enquadramento individual.

 

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