Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Viver com sentido

Existe mais para além do que nos contam..!

Viver com sentido

Existe mais para além do que nos contam..!

“Não engordas porque só comes coisas saudáveis!”

       Resultado de imagem para gif oprah REALLY

 Esta deverá ser das frases que mais oiço... Começo dizendo que “engordar” é o que a minha Avó diz quando fala em porcos que servem "para a engorda" e, como tal, é um termo que acho que não se aplica.

 

  • Mito nº1: Não ganharás peso se apenas comeres comida saudável. Ganharás peso se comeres “porcarias”.

 O ganho ou perda de peso está relacionado com o nosso GAST0 CALÓRICO.

Não ganhar peso não está SÓ associado a comer coisas saudáveis, da mesma forma que ganhar peso não significa que só se coma “porcarias”. Existem bastantes alimentos nutritivos e mais calóricos em comparação com outros na mesma porção. Apesar de ser importante que a nossa alimentação seja baseada em alimentos pouco processados, os alimentos "para a alma" NÃO ENGORDAM MAIS e devem fazer parte. A restrição de alimentos que gostamos, mais tarde ou mais cedo, levará a episódios de compulsão ou de falhanço psicológico, sendo que NÃO HÁ NECESSIDADE de eliminar mas sim de ADEQUARTODOS os alimentos - seja a proteína em pó ou um gelado.

 

  • Mito nº2: Só comes comida saudável para não ganhares peso.

  Quem come maioritariamente "saudável" nçaõ siginifca que que quer perder peso, mas sim que crioubons hábitos alimentares GERAIS. Não serve de nada colocarem um sentido pejorativo na alimentação.

 

  • Mito nº3: "Tens sorte/boa genética pois comes porcarias e não engordas! Eu engordo com o ar que respiro"

  Começado por dizer que, de facto, é possível manter o peso e comer muitas porcarias (visto que as calórias são o que ditam a perda/manutenção/ganho de peso) mas NÃO RETIRA O BOM SENSO à alimentação e, portanto, vamos parar logo no "só comes porcarias" - não deverás comer assim tão frequentemente para que digam isso... Não é suposto.

 

  • Mito nº4: Não ganharás peso se treinares muito

   Em conjunto com a frase “ah mas tu treinas imenso logo podes comer!” -  A eterna teoria da compensação de treinar para comer e para queimar o que se comeu ou que "vem aí"... Bem, matematicamente falando, tem de existir balanço entre o consumo e o gasto calórico. Contudo, FAZER EXERCÍCIO É BENÉFICO para a saúde por si só e NÃO DEVE SER UMA PUNIÇÃO pela nossa alimentação! Ah... e podem treinar muito e ganhar peso na mesma.

 

  • Mito nº5: Serás mais feliz se fores magra

   What? Ter um aspecto magro ou "atlético" NÃO SIGNIFICA SAÚDE nem fisica e muito menos mental. Ter "uns quilos a mais" ou mesmo a menos não significa que a pessoas é menos saudável.

 

  Não coloquem sentido pejorativo no aspecto físico de alguém pois a própria pessoa é a primeira a lidar consigo diariamente. Não coloquem sentido pejorativo na alimentação de ninguém porque aquilo que vemos NÃO DITA a totalidade da nossa vida/alimentação.  

  Numa sociedade cheia de informação do que é "ser saudável", é muito fácil criar padrões ERRÓNEOS. Cada Pessa é uma Pessoa e o pior de tudo é a comparação