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Viver com sentido

Existe mais para além do que nos contam..!

Viver com sentido

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Motivação para começar

     

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     O primeiro post de 2017 tem que começar comigo a desejar a todas(os) o melhor que há! Foquem-se em vocês e na vossa jornada, não permitem que vos digam como devem ser e sejam sinceros na vossa luta. Não esperem por segundas-feiras, pelo início do mês e, muito menos, por um novo ano!

      Deixo-vos apenas algumas dicas que eu gostava que me tivessem dito no início da minha jornada em tornar a "promessa de ano novo" naquilo que é agora a minha rotina. Por isso, falo-vos com a minha experiência na esperança de vos poder ajudar um bocadinho a não sentirem-se sozinhas!

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     Muitas pessoas aproveitam esta viragem de ano para (re)começarem. Para mim, o "novo ano" nunca teve grande significado a não ser a mudança de um número e passar uns 5 meses ainda a utilizar o ano antigo. Na minha perspectiva, começar um novo ano não tem grande poder porque acredito que sou eu que dou toda a importância que eu quiser a qualquer mês/época, por isso não faço grande alarido. No entanto, percebo que para outros faça sentido e, no final de contas, o que importa é o significado que atribuímos às coisas - é o poder que lhes damos.

      Para quem fez a promessa de fazer mais exercício e de se alimentar de forma mais saudável, força nisso! Que a promessa vire hábito e que esse hábito não precise de novas "promessas de ano novo".

 

 Criar uma rotina

     Inicialmente custa criar a rotina de ir ao ginásio, especialmente de inverno ("que seca, lá tenho que ir e está frio/a chover/o gato não me deixa ir"). Ter rotinas é muito bom, se não a preguiça ganharia a maior parte do tempo.

       O meu conselho para quem está a criar a rotina de ir ao ginásio é não querer passar do 8-80. Se não costumavas ir ou ias 1x semana, para quê querer ir logo 5-6x semana? Toda a gente sabe que os primeiros tempos são os mais fáceis e é tudo muito giro mas é a consistência ao longo dos meses que vai criar a rotina. Não cries pressão! Começa por ir 3x (já é OPTIMO!) durante uns tempos, começa a ganhar o gosto e o hábito e, de repente, já ninguém te tira as 3x semanais! 

 

Começar devagar 

       Para quem está a iniciar o ginásio e, em especial, começar a utilizar as máquinas/pesos, o meu conselho é para irem com calma. Todos nós começámos por algum lado e não sabiamos ao certo como usar as máquinas ou para que serviam...

      "Que raio é isto? Como é que desengonço esta máquina?  6kg não parecem ser pesado.. Oh shit, é pesado. Esta máquina é mesmo para abrir-e-fechar as pernas?" - Não tenhas vergonha de perguntar ou pedir ajuda! Aprender requer rotina e persistência. Não desistas! 

 

Olhar não é julgar

      É verdade. Se és nova no ginásio então é muito provável que vás sentir que estão a olhar para ti. Se calhar até estão.. ou não! (na realidade, o que importa?) É natural.. Não significa que estás a fazer alguma coisa de errado ou que estão a gozar por usares pouco peso. O mais provável é olharem, pensarem "olha é nova" e continuarem a sua vida. És nova mas vais deixar de o ser.

       Se realmente tivessem interessados em a julgar a forma de execução dos exercícios então não havia tanta parvoíce a ser feita na sala das máquinas... Just saying

 

O gym wear 

      Existem roupas de desporto super giras e pode ser uma motivação para ires treinar! Importante é sentires-te confortável. Não precisas de usar tops super-curtos se vais passar metade do tempo a ver se alguém está a olhar nem precisas de usar a camisola mais velha e larga para tentares passar despercebida (e depois só pensas "que camisola tão deslavada, porque trouxe isto? melhor despachar para ninguém me ver"). Umas calças, uma camisola, uns tenis giros e confortáveis como tu e lets go!

 

Parceiros de treino

      Podem ser pessoas ou pode ser música! Se forem pessoas, tem apenas o cuidado de não colocares a "responsabilidade" de ires treinar no teu parceiro! Imagina que ela/e não vai durante uma semana.. Não vais porque ficaste sem parceiro? A responsabilidade pela motivação está em ti, encontra-a!

     Já a música não falha! A não ser que acabe a bateria e isso, pessoal... também é tramado! Em último caso, existe a música pop do ginásio (há pior neste mundo!)

 

Ter objectivos reais

       Muitas vezes criamos uma fasquia um pouco elevada para os nossos objectivos. O problema não é a fasquia... é o timing! Queremos tudo muito depressa, o que cria pressão e frustração. Sem stress! Afinal de contas, estás a criar um bom hábito que é suposto ser para a vida!

 

Tirar fotografias de progresso

        Tirem fotografias! É algo bastante credível para poderem ir comparando de tempos a tempos! Quanto a banlanças... São um indicador importante mas até certo ponto... Quilos são quilos, importa assim tanto o número? É um número.

       O que vemos ao espelho é também um bom indicador... Tirando aqueles momentos (repito: MOMENTOS - momentâneo) que nós raparigas costumamos ter de pânico ao olhar ao espelho. Outro forma de irmos vendo o nosso progresso é através da roupa. Melhor ainda... tira medidas semanalmente e dá tempo ao tempo para haver um progresso.

AINDA MELHOR: Saber tudo tem o seu lugar e o que realmente importa é o CONJUNTO. Percebam que vão existir altos-e-baixos no nosso peso, na forma como nos vemos ao espelho, na forma em como a roupa nos acenta (va lá, basta as calças irem para lavar e já só entra no dedo mindinho) ou mesmo nas medidas (especialmente na menstruação em que mais parece que carregamos um filho no ventre quando significa totalmente o oposto) e tentem não entrar em pânico só porque as coisas não são lineares.

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