Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Viver com sentido

Existe mais para além do que nos contam..!

Viver com sentido

Existe mais para além do que nos contam..!

Desintoxicar... o quê mesmo?

      Detox deriva da palavra “desintoxicação” – Assume-se quase como se fosse uma medicinapara desintoxicar o corpo do “mal” que lhe causamos, na tentativa de “limpar” e drenar as toxinas. São normalmente feitos de 3 dias até 4 semanas.

       Muito simplificado, baseia-se numa conjugação de diversos produtos de origem natural -  Frutas, legumes e até a adição de “superalimentos” de forma a dar ao organismo o meio ideal para que este se possa recompor e meter a Máquina a trabalhar a 100%. O sistema digestivo e intestinal melhora, o cansaço diminui, o cabelo e pele ficam mais brilhantes, estamos mais despertos e no geral com melhor disposição e bem-estar. Gosto muito desta ideia!

       Mas porquê apenas “desintoxicar” de vez em quando? A meu ver, a parte prejudicial está na forma em como muitas vezes é utilizada - Como forma compensatória por comportamentos/distúrbios alimentares. A maioria das pessoas que realizam estas alternativas não o fazem pela "ideia-base" mas sim como método de desculpa por terem feito "algum disparate alimentar" (O que é um disparate alimentar? lol) e, portanto, vão desintoxicar como forma de perder gordura. Vá... estão a desintoxicar alguma coisa.. A balança? A consciência...?

     Em primeiro, é importante realçar o facto de que este tipo de produtos e alegações não são legalmente aprovados.

   Não há sumo ou chá capaz de vos fazer perder gordura. Peso? Inicialmente, sim. A maioria são à base de produtos diuréticos... Que aumenta a diurese... Diurese = urina. Fazem muito urina, é isso que vocês fazem. Bebem muitos líquidos, o que por si só aumenta a necessidade de urinar mas, a juntar a isso, têm o factor drenante de alguns alimentos/produtos. Portanto, colocado em pratos limpos: Vocês sentem-se felizes a fazerem muito xixi, a constatarem que é claro que nem água -  “uau vem mesmo transparente, devo estar desintoxicada!” – e a verem a balança a descer uns quantos quilos (que se refere à perda de LÍQUIDOS).

"Currently, no scientific studies have investigated the effec- tiveness of commercial detox diets for losing weight. Because one of the principal claims of the detox industry is that these diets are useful for shedding weight, this is an area that requires attention." - A. V. Klein and H. Kiat, 2014

 

     É saudável? Associado ao aumento da diurese, há muita coisa que também é perdida e que é fundamental para o bom e correcto funcionamento do organismo. Muitos electrólitos sao perdidos através da urina, nomeadamente o potássio, sódio, amoníaco, cloro (e todos os restantes que são muito importantes mas que, por alguma razão, parece que estes são dos mais importantes). Essa perda tem impacto sério no corpo que até podem não sentir (porque essas ideias “detox” normalmente não dura muito) mas que se forem prolongadas ou se forem feitas de forma constante VÃO trazer consequências e não é na diminuição de gordura. Podem mesmo causar deseiquilíbrios hidroeléctricos.

 

"The main health risks of detox diets relate to severe energy restriction and nutritional inadequacy. Extreme fasting can lead to protein and vitamin deficiencies, electrolyte imbal- ance, lactic acidosis and even death." - A. V. Klein and H. Kiat, 2014

 

      Alias, já existem alguns casos (poucos) de mortes devido a hiponatrémias devido a este tipo de produtos.

    Para a eliminação/desintoxicação das verdadeiras toxinas, o fígado e rins encarregam-se disso. Simplesmente ajudem-nos a manter a sua função. Como? A resposta não é mágica - uma alimentação equilibrada, VARIADA e... com sentido!

      Concluindo: Se a ideia de consumir sumos “detox” (aqueles com frutas e legumes) agrada-me? Não que seja consumidora frequente mas agrada-me! Há alguns são muito bons! Se acho necessário o consumo esporádico de sumos/chás detox? Não, isto numa perspetiva de variedade alimentar. Se acredito na ideia do consumo de produtos com fins de detox/perda de peso e gordura? Não! É só das maiores balelas de sempre, acrescentando que muito do que se vende, não é assim tão “natural”. Contudo, há sempre alguém que fica a ganhar..! E não são vocês que, para além de perderem uns poucos quilos, também perdem peso na carteira e acreditem que só um deles volta a aumentar.

     Uma vez sou contra fundamentalismos e na alimentação defendo que o que funciona a LONGO PRAZO é o equilíbrio, é óbvio que concordo com uma alimentação com boa quantidade de produtos naturais. Consumir sumos detox é algo muito versátil e pode mesmo ser uma boa forma de aumentar a ingestão de nutrientes e vitaminas – Por vezes, adicionar espinafres. beterraba, cenoura (...) nas para panquecas ou bolos (e não é que ficam óptimo?!) #detox  #healthy

 

"Perhaps an important question to ask is why are detox diets so appealing? The seductive power of detox diets presumably lies in their promise of purification and redemption, which are ideals that are deep-rooted in human psychology.(...) 

Perhaps an important question to ask is why are detox diets so appealing? The seductive power of detox diets presumably lies in their promise of purification and redemption, which are ideals that are deep-rooted in human psychology."- A. V. Klein and H. Kiat, 2014

Resultado de imagem para hermione gif